A dança sempre foi em todas as civilizações uma forma de expressão humana. Uma manifestação social que se adaptou com o tempo de acordo com a moda, movimentos, ritmos e comportamentos de cada época ou até mesmo se extinguiu diante dos novos cenários sociais.

 

yosakoi-soran
Yosakoi Soran Matsuri

 

yosakoi-soran
Yosakoi Soran

 

Um dos estilos de dança que conseguiu manter o equilíbrio entre as tradições inserindo características modernas foi o Yosakoi Soran, fruto de dois estilos distintos de danças e canções folclóricas japonesas, o Yosakoi Bushi e o Soran Bushi.

Yosakoi é uma canção tradicional da província de Kochi, cujo significado provém da expressão “Yoru ni koi” (Venha de noite), esta música retrata a triste e verídica história da jovem Ouma e seus romances secretos e proibidos entre o monge-aprendiz Keizen e o monge Junshin.

Desde 1954, em um bairro comercial de Kochi, criou-se um festival com a finalidade de estimular a economia local e atrair turistas, onde pessoas dançavam ao ritmo do Yosakoi Bushi, acompanhados do Naruko, um brinquedo de madeira que emite um som semelhante ao de uma castanhola, muito utilizado nas plantações para espantar pássaros, este objeto deu o nome à dança Yosakoi Naruko.

 

Yosakoi Naruko

 

No início da década de 90, jovens de Hokkaido em uma viagem à província de Kochi, conheceram o Yosakoi Naruko e a incorporaram-na a dança folclórica nativa da ilha do norte, o Soran Bushi.

O Soran Bushi é uma dança bem vigorosa que faz referência aos pescadores do norte do Japão que realiza movimentos inspirados na atividade pesqueira, como o puxar das redes e o olhar para o céu. Além disso, a dança expressa o espírito de determinação dos pescadores e também a luta contra as adversidades do mar.

 

Soran Bushi

 

O resultado da fusão do Yosakoi Naruko com o Soran Bushi foi o Yosakoi Soran, uma dança vibrante e envolvente, que exige força e velocidade dos praticantes, acompanhados de trilhas sonoras com versões modernizadas da Soran Bushi. Que tornou-se atrativa aos jovens, permitindo o desenvolvimento de arranjos livres e coreografias diferenciadas. Muitos grupos passaram a inserir outros estilos musicais como pop, rock, samba, além de instrumentos musicais atuais como guitarra, bateria e teclado. O figurino também recebeu importância no Yosakoi Soran, onde este pode ser desenvolvido de forma que beneficie os efeitos da coreografias. Também são permitidos o uso de bandeiras e alegorias, oferecendo assim mais vivacidade a dança.

 

apresentação de yosakoi soran
Yosakoi Soran

 

Desde a primeira apresentação em 1992 em Hokkaido, a Yosakoi Soran ganhou grande apreciação popular, adquirindo adeptos por todo o Japão, principalmente entre os jovens. Atualmente na capital de Hokkaido, Sapporo, é realizado anualmente um festival de Yosakoi Soran com cerca de 375 grupos e 30 mil participantes.

 

Apresentação do Yosakoi Soran Festival

 


YOSAKOI SORAN NO BRASIL

No Brasil, o Yosakoi Soran também recebeu grande repercussão. Nos dias atuais, o país conta com inúmeros grupos do estilo de dança, além de um festival anual criado em 2003, o Festival Yosakoi Soran Brasil com o objetivo de preservar e divulgar a cultura japonesa aos brasileiros.

 

festival-yosakoi-soran-brasil

REFERÊNCIAS:
SATO, Cristiane A. Japop: O poder da cultura pop japonesa. São Paulo: NSP-Hakkosha, 2007.
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Yosakoi_Performers_at_Kochi_Yosakoi_Matsuri_2008_10.jpg
http://livedoor.blogimg.jp/watabe_masaki2/imgs/4/d/4d67bbfa.jpg
http://www.nippobrasil.com.br/especial/519.shtml
http://www.yosakoisoran.org.br/festival
http://jojoscope.com/2012/07/historia-do-yosakoi-soran-no-brasil-10-anos-em-imagens/
http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300450327_ARQUIVO_textocompletoRejaneBonomiSchifino.pdf
http://www.hokkaido.org.br/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=17
http://otakuhalls.wordpress.com/2010/08/02/cultura-japonesa-yosakoi-soran/
http://www.japanstyle.info/08/entry8236.html
http://www.welcome.city.sapporo.jp/event/summer/yosakoi_soran_festival/?lang=en
http://www.japantimes.co.jp/multimedia/2013/06/10/news/yosakoi-soran-2013-in-sapporo/#.U9Ops-NdUa8
http://www.hatsuhinode.com/blog/yosakoi/
https://www.flickr.com/photos/karlocamero/10066058595/
http://blogs.yahoo.co.jp/npotenbinbakari/11607735.html
http://jojoscope.com/wp-content/uploads/Saikyou.jpg