
Dentro do origami arquitetônico existem quatro diferenciações de efeitos tridimensionais, estes dependem do ângulo de abertura das superfícies bases. Os padrões estabelecidos variam de 0°, 90°, 180° e 360°. Deve-se levar em consideração o ângulo mais adequado no planejamento, lembrando que isto influenciará no resultado final do desenho projetado. Assim, a planificação do desenho deve ser realizada de acordo com o tipo de modalidade escolhida.
Cartões de 0°
Apresenta uma composição de cartões que utilizam apenas uma folha para sua confecção, apesar de aparentar mais de uma camada de papel em sua estrutura. Os cartões de 0° são pouco empregados, mas mesmo antes de abrí-lo ele demonstra propriedades tridimensionais.

Cartões de 90°
É a categoria mais popular, são cartões planejados e desenvolvidos com uma abertura máxima de 90°, obtendo o efeito e imagem desejada e oferecendo sensação de profundidade, volume e tamanho.

Cartões de 180°
Nestes tipos de cartão, as imagens são formadas tridimensionalmente quando abertas em 180°. E apresentam duas maneiras de serem construídas:
-Junção de duas imagens: ocorre o encaixe de duas imagens simétricas e espelhadas, ao serem dobradas e montadas (em formato de V invertido ou encaixe X>, dão a impressão de tridimensionalidade.


-Encaixe de peças segmentadas: exigem um planejamento mais específico e detalhado. Esta técnica necessita do desenvolvimento de fragmentos que se encaixam com precisão, em alguns casos utilizamndo até linhas e adesivos para garantir o efeito tridimensional. Outra característica marcante está vinculado ao atoa de fechar o cartão, a figura e as partes vão se ajustando até que atinjam a posição completamente plana e possam se acomodar adequadamente dentro da base.

Cartões de 360°
Esta categoria oferece a abertura da base em até 360°, assim, permite que a figura se complete. A técnica de cartões em 360° foi elaborada por Masahiro Chatani, através do estudo das propriedades do cubo e de brinquedos tradicionais japoneses. Já, uma de suas colaboradoras Keiko Nakazawa continuou seus estudos, criando figuras geométricas com forte tendência geométrica em origami arquitetônico.

REFERÊNCIAS:
UENO, Thais. Do Origami Tradicionao ao Origami Arquitetônico: uma trajetória histórica e técnica do artesanato orietal em papel e suas aplicações no design contemporâneo. Dissertação de Mestrado, UNESP. 2003.