A cultura japonesa carrega costumes e hábitos de um povo de tradições milenares. Apesar disto, ao longo do tempo se adaptaram de maneira representativa as influências estrangeiras, e foram capazes de criar novos estilos de vida, comportamentos e mudanças sociais que refletiram em diversos segmentos, inclusive a moda no Japão.

 

Dualidade da moda: kimono X roupas ocidentais

 

A cultura japonesa carrega costumes e hábitos de um povo de tradições milenares. Apesar disto, ao longo do tempo se adaptaram de maneira representativa as influências estrangeiras, e foram capazes de criar novos estilos de vida, comportamentos e mudanças sociais que refletiram em diversos segmentos, inclusive a moda no Japão.

 

Período Jomon

Os primeiros indícios da indumentária japonesa datam do período Primitivo, onde estes utilizavam roupas confeccionadas a partir de peles de animais evoluindo posteriormente para uma adaptação de túnica tramada com fibras vegetais pelos povos do período Jomon. Somente com a chegada de povos com posse de avanços tecnológicos (como os chineses e coreanos), a indumentária passou a empregar materiais e modelagens mais refinadas, tomando forma ao que conhecemos atualmente por “kimono”, onde este adaptava-se as necessidades de cada período por ele utilizado.

 

Início da Era Meiji

Houveram dois momentos que influenciaram de maneira radical, no desenvolvimento cultural e social do Japão: o início da Era Meiji e a entrada dos norte-americanos no arquipélogo após a rendição dos nipônicos na Segunda Guerra Mundial.

Durante muitos anos o Japão manteve-se isolado dos países ocidentais, o que gerou um grande atraso econômico e tecnológico no arquipélogo. Apenas com a o início da Era Meiji, possibilitou o desenvolvimento industrial e a retomada de comunicação com as nações ocidentais, trazendo a cultura estrangeira como modelo próspero do padrão de vida no Japão, não somente importando tecnologia, mas também os moldes de etiqueta, e a moda consideradas como sinônimo de elegância e sofisticação. Assim, no século XIX surgiram as designações wafuku (para roupas tipicamente japonesas) e yofuku (denominação para o vestuário ao estilo ocidental). Com o passar do tempo, as roupas yokufu tornaram-se as vestimentas padrão do povo japonês.

 

wafuku X yofuku
Wafuku X Yofuku

 

modelos yokuku de 1937
Modelos Yokufu em 1937

 

Entrada dos norte-americanos

Outro momento que firmou o yofuku na moda japonesa ocorreu no pós-guerra entre 1945 à 1955, com a entrada e o auxílio dos Estados Unidos para a recuperação da economia nipônica. Esta intervenção dos norte-americanos tornou o Japão um grande exportador de bens de consumo, possível somente pela restauração e aceleração no crescimento econômico do país, diante de um cenário financeiro favorável, permitiu que os japoneses pudessem desfrutar da importação de produtos.

O Japão absorveu fortemente as influências culturais norte-americanas, não substituindo suas tradições nativas por novos valores estrangeiros, mas criando um moderno estilo de costumes.

 

Moda no Japão da década de 60
Moda no Japão da década de 60

 

Durante a década de 80, os jovens impuseram um comportamento de rebeldia e necessidade de mudança de valores, surgindo assim, os zokus (tribos urbanas) que começaram a definir a moda; os estilos musicais; os tipos de leitura; o modo de verbalização e as gírias utilizadas. Estes fatores determinavam o grupo em que cada indivíduo estava inserido ou que se identificava.

Já na década de 90, a cultura japonesa atingiu o seu ápice, com a exportação de mangás e animês, o que posteriormente abriu o mesmo caminho para os estilos e a moda, representados pelos principais ícones da alta costura, como: Yohji Yamamoto, Rei Kawakubo, Issey Miyake, Kenzo Takada e Hanae Mori, que perdura até os dias atuais, sendo a cultura nipônica consultada e utilizada muitas vezes como tendência fashion.

 

REFERÊNCIAS:

SATO, Cristiane A. Japop: O poder da cultura pop japonesa. São Paulo: NSP-Hakkosha, 2007.
https://flic.kr/p/CCrk6
https://flic.kr/p/dLdVbd
https://ukiyo-e.org/image/etm/0195201563
https://howlingpixel.com/wiki/Toyohara_Chikanobu
http://kyakyakya.tumblr.com/page/2
http://www.ronniearias.com/web/nota.php?id=5417